sexta-feira, 16 de setembro de 2016
CARATERISTAS DE UMA IGREJA EM CÉLULA SAUDÁVEL
INTRODUÇÃO:
At.2.42-47/At.4.32-35
At.2.42-47 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.
At.4.32-35 “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. 33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes 35e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade”.
PARA QUE ISTO ACONTEÇA É PRECISO IMPLANTAR NAS CÉLULAS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE ELA POSSA CRESCER E MULTIPLICAR DE FORMA SADIA, E ELIMINAR AQUELES EMBARAÇOS QUE PODEM ESTAR SUGANDO A VITALIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA MESMA.
Dr. Russell Shedd disse:
“Quando se conseguirem implantar as condições e qualidades necessárias, a igreja crescerá automaticamente.”
EXISTEM FATORES POSITIVOS QUE LEVAM UMA CÉLULA A CRESCER, E TAMBEM EXISTEM FATORES NEGATIVOS QUE PODEM IMPEDIR ESSE CRESCIMENTO OU ATÉ LEVAR ESTA CÉLULA A SE TORNAR UMA CÉLULA MORTA, SEM VIDA E SEM CRESCIMENTO.
A CÉLULA É UM ORGANISMO VIVO, E COMO QUALQUER OUTRO ORGANISMO PRECISA DE ELEMENTOS VITAIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO E MULTIPLICAÇÃO. POR ISSO É PRECISO TER CUIDADO PARA SE EVITAR ELEMENTOS MORTÍFEROS, QUE PODEM LEVÁ-LA A ESTAGNAÇÃO, OU, SE NÃO FOR REMEDIADA, LEVÁ-LA A MORTE.
AQUI ESTÃO ALGUMAS CONDIÇÕES PARA QUE AS CÉLULAS POSSAM CRESCER EM QUALIDADE, QUANTIDADE E EM MULTIPLICAÇÃO
1- A CÉLULA PRECISA DE UM LÍDER CAPACITADO E CAPACITADOR DE OUTROS
“Os líderes das células que mais crescem concentram seus esforços em capacitar outras pessoas para serem novos líderes.” Ef. 4.11 e 12.
ESSE TREINAMENTO ACONTECE
1-NO DISCIPULADO (Instruções dadas pelo discipulador)
2- NA CÉLULA (Através do envolvimento nas reuniões)
3- NO TADEL (Treinamento Avançado de Lideres)
4- NO C. B. L (Curso Básico de liderança)
2- AS CÉLULAS PRECISAM ENVOLVER TODAS AS PESSOAS DE ACORDO COM SEUS DONS
“Na célula cada pessoa tem dons diferentes que precisam ser utilizados para o crescimento daquela célula a que pertence, com isso não serão como galhos mortos de uma planta ou membros paralíticos de um corpo”. Ef. 4.16.
Por isso encaixe os membros em atividades da célula que combinem com habilidades ou dons naturais que eles têm; é dessa forma que o espírito de Deus trabalhará através da vida deles.
3- AS CÉLULAS PRECISAM TER PESSOAS E REUNIÕES CONTAGIANTES
“É fator determinante se os membros da célula vivem sua experiência com Deus com dedicação, paixão, fogo e com entusiasmo; isso vai repercutir na reunião da célula” Rm. 12.11.
POR ISSO É NECESSÁRIO DESENVOLVER NAS REUNIÕES:
1 -ORAÇÃO FERVOROSA
2 -UMA BOA DESCONTRAÇÃO
3 -UM BOM LOUVOR E ADORAÇÃO
4 - UMA BOA PALAVRA
5 - UMA BOA COMUNHÃO
4- AS CÉLULAS PRECISAM TER UMA ESTRUTURA E UM AMBIENTE FÁCIL PARA TODOS
“Isto fala da elaboração de uma estrutura que possibilite a multiplicação do trabalho e o ambiente certo onde todos falem a mesma linguagem”.
ESTA É A PROPOSTA DA HOMOGENIZAÇÃO:
1-POR AS CRIANÇÃS EM SUAS CÉLULAS
2-OS ADOLESCENTES NA CÉLULA DELES
3-OS JOVENS NAS CÉLULAS DE JOVENS
4-OS ADULTOS NAS CÉLULAS DELES
5-E ASSIM POR DIANTE
5-AS CÉLULAS PRECISAM BUSCAR A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
“Isso fará com que Deus venha agir naquela célula e manifestar a sua presença, avivando os membros, trazendo arrependimento aos visitantes, gerando vidas.”
A PRESENÇA DE JESUS EM UMA CÉLULA
“As células que mais crescem são aquelas onde Jesus se faz presente em todas as reuniões.”
6- AS CÉLULAS DEVEM DISCIPULAR TODOS OS SEUS MEMBROS.
“Foi feita uma pesquisa e nela foi comprovado que 90% dos líderes na igreja são formados através do discipulado pessoal, é assim que a grande comissão será cumprida. Mt.28.19-20.”
O ALVO É GANHAR E CUIDAR BEM
Todos na célula devem ter essa paixão de gerar seus próprios filhos espirituais e acompanhá-los no processo de crescimento provendo-lhes tudo o que for necessário para que eles cheguem à maturidade.
7-AS CÉLULAS PRECISAM EVANGELIZAR DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DAS PESSOAS.
“Isto é, usar a isca certa para o peixe certo. É tarefa de cada cristão, usar o dom que Deus lhe deu, não só o “evangelista” para servir os não-cristãos em suas dificuldades levando-os a um contato com a célula e com o evangelho”. Cl. 4.5
USANDO A ISCA CERTA PARA O PEIXE CERTO
1-Projeto Natanael
2-Fator barnabé
3-Grupo de evangelismo
4-Convite pessoal
5-Eventos de colheita
8- AS CÉLULAS DEVEM PROMOVER PROFUNDO RELACIONAMENTO ATRAVÉS DE MOMENTOS DE COMUNHÃO
“Existe uma relação muito grande e até altíssima entre a capacidade de relacionamento de uma célula e o seu potencial de crescimento”.
É ONDE SE PRATICA O FATOR BARNABÉ
O relacionamento desenvolve a unidade; e a unidade fará com que o mundo creia. É por isso que a igreja primitiva contava com a simpatia de todo o povo, At.2.42-47. Coquetéis, cafés, almoços e jantares juntos é uma grande estratégia para convidar e ganhar os perdidos. Jesus fez isso muitas vezes e foi criticado pelos fariseus.
CONCLUSÃO
Quando se implantarem as condições necessárias, as células crescerão consequentemente, e assim a igreja local também crescerá. Precisamos praticar os princípios básicos deixados por Deus para que os resultados sejam alcançados para a glória Dele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário